Podologia: saúde e beleza aos pés


Os pés são os responsáveis pelo equilíbrio, pela sustentação e pela locomoção. No entanto, nem sempre recebem os merecidos cuidados por suportarem, dia-a-dia, estas três árduas tarefas. Como se não bastasse o trabalho desgastante, há ainda, outros inimigos rotineiros: os calçados apertados, os saltos altos e os bicos finos. Apareceram calosidade, unha encravada, frieiras e micoses? Sem pânico! A solução é procurar um podólogo.

Apesar de ser recorrente desde as antigas civilizações, só em 1957, a profissão passa a ser regulamentada como uma atividade afim da medicina, baseada na ética e nos cuidados com a saúde. A formação permite a atuação em clínicas, hospitais, serviços sociais, podendo agir nas associações e postos de saúde. Enquanto o pedicure tem seu trabalho mais voltado à estética, o podólogo é o responsável pelos cuidados com as patologias dos pés.

Marcielli Borguezan David trabalha como manicure/pedicure em Francisco Beltrão há 10 anos. Há 2 anos, iniciou um curso de Técnico de Podologia no Instituto Filadélfia, em Pato Branco. A podóloga garante que, hoje, trabalhando tanto na saúde quanto na estética, tem um maior reconhecimento profissional e uma maior procura por seus trabalhos.

As patologias são inúmeras. Umas raras, outras muito freqüentes. Entre as mais comuns, estão as calosidades, os calos com núcleo, as verrugas, as micoses, as frieiras, joanetes e as famosas unhas encravadas. Marielli aponta as principais causas ou, como chama, venenos: "algumas patologias são hereditárias, outras causadas pelos hábitos inadequados no trato com os pés, como o uso calçados pequenos e apertados, a falta de higienização, o corte das unhas feito de forma errada, ou até mesmo em função do trabalho, como as botinas que, devido umidade, causam frieiras".

A podologia dá capacidade para que se trabalhe e se tenha os mais diversos cuidados com os variados tipos e cuidados com os pés. Como exemplo disso, há o chamado "pé diabético", em função das características particulares que exigem uma atenção ainda maior. "As pessoas com diabetes não devem ir à manicure pois, em caso de ferimento e, dependendo do estágio da diabetes, o corte não cicatrizará, causando uma lesão mais agressiva. Nesse caso, a função da podologia é a prevenção.", justifica a podóloga.

O nosso organismo tem seu mecanismo de defesa. As calosidades, bastante decorrentes do uso de rasteirinhas, são como uma resposta à forte pressão a que a sola do pé é exposta. O tratamento é simples: a queratina - material da calosidade - é retirada com o bisturi e lixada.
No caso de granulomas, infecções evoluídas em unhas encravadas, o procedimento se dá com a retirada da pele grossa seguida da aplicação de cimento cirúrgico - auxiliar e acelerador da cicatrização. Para que a unha volte ao seu leito normal, utiliza-se backet. Sim, aqueles mesmos quadradinhos de metal dos aparelhos dentários. A função é levantar a unha através da pressão. O acessório tem durabilidade de vinte dias, tendo de ser continuada em casos de unhas bem curvadas, que podem demorar até 4 meses.

A ética profissional consiste em estabelecer um limite à profissão do podólogo, ou seja, fazer só aquilo que estiver ao seu alcance. Dessa forma, o profissional é, em alguns casos, o responsável por diagnosticar o problema e encaminhar para um médico. "É importante que as pessoas não se mediquem sozinhas. A micose, por exemplo, pode ser causada por inúmeros fungos. É necessário que se tenha o parecer de um especialista do assunto, para que o paciente seja encaminhado para uma dermatologista, que indicará o medicamento correto", informa a podóloga.

Para um pé bonito e saudável, Marielli dá dicas: "é essencial que seja utilizado um calçado confortável, macio, do tamanho adequado e que se tenha uma boa higiene local".


0 comentários:

Postar um comentário